Cachoeiras – PR – Cachoeira Recanto Da Dora – (Tibagi)

Cachoeira Recanto Da Dora - Tibagi - PR



O Recanto Ecológico da Dora é cortado pelo Arroio do Pedregulho, o mesmo que forma a cachoeira da Ponte de Pedra no Parque Estadual do Guartelá. Em seu leito formam-se inúmeros lagos e cachoeiras de águas cristalinas, com excelentes pontos para banho. Um verdadeiro espetáculo promovido pela natureza, do qual é impossível não se impressionar.

História

O Recanto Ecológico da Dora é um belíssimo local que abriga 6 quedas em sequência, conforme detalhadas abaixo: Cachoeira das Crianças: Sua queda forma um lago raso e cristalino. O nome se dá ao fato de os netos do proprietário terem crescido brincando em seu lago. Cachoeira da Dora: A maior do recanto. Sua queda forma um enorme lago de águas geladas e cristalinas, e o nome é uma homenagem à filha do proprietário e idealizadora do recanto: a Historiadora formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doralice do Carmo Martins, carinhosamente conhecida na região como "Dora". Lago do Vô Urbano: Uma cachoeira pequena no tamanho mas que forma um lindo lago de águas cristalinas com profundidade chegando até dois metros. O nome é em homenagem ao grande homem Urbano Pupo Martins, fazendeiro que nasceu na região Guartelá e proprietário do Recanto Ecológico da Dora. De família humilde e muito simples era analfabeto, mas mostrava uma inteligência e experiência de vida descomunal, uma visão que poucos tinham para os negócios. Deixou muita saudade à toda família e amigos. Prainha: Lago de águas cristalinas que em sua margem possui um banco de areia e em alguns pontos sua profundidade chega a dois metros. Cachoeira do Sossego: Sua queda forma um lago de águas cristalinas com uma hidromassagem natural. O local era usado para lavar as roupas com sabão feito de modo artesanal, onde antigos moradores da região ensaboavam as roupas e as batiam nas pedras e em seguida enxaguavam. Era só esperar secar, passar no ferro ainda aquecido com brasa e estavam prontas para usar. Cachoeira da Tia Jandira: Sua queda forma vários panelões no arenito. Alguns com grande profundidade. O nome se dá em homenagem à filha do proprietário, Jandira, que adorava se banhar na sua queda.


Como Chegar

O Recanto Ecológico da Dora localiza-se ao lado do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi-PR, segue abaixo endereço do local:
RECANTO ECOLÓGICO DA DORA
Rodovia PR 340 - Km 45 - Guartelá - Tibagi - Paraná - Brasil


Demais Informações

- É cobrada taxa de entrada.
- Maiores informações através do site: http://www.recantoecologicodadora.com.br ou do telefone: (42) 98855-5661.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *