fundo parallax

As 10 maiores cachoeiras do Brasil (lista aberta)

17 de novembro de 2017

As 10 maiores cachoeiras do Brasil (lista aberta)


Você sabe qual são as cachoeiras mais altas do Brasil? Elas são imponentes, cercadas por uma beleza natural única. Algumas são tão conhecidas que até passam despercebidas por muitos que visitam suas regiões. À primeira essas cachoeiras podem ser parecidas, mas não se engane, nenhuma é igual a outra.

Infelizmente, no Brasil não há nenhum interesse em catalogar e divulgar essas cachoeiras gigantes, visto que as informações oficiais são quase inexistentes. Ao pesquisar pela internet, por exemplo, a partir da 5° cachoeira já fica confuso entender qual é a maior, sem falar que os saltos se confundem com cachoeiras (visto que são categorias diferentes). Nem mesmo os destinos exploram esse potencial e algumas dessas cachoeiras estão em parques praticamente abandonados, sem manutenção de trilhas e fiscalização.

E se você tem fotos recentes deles, e quiser contribuir, deixa seu comentário ai embaixo, ok?


Cachoeira do Araça (ou El Dorado) – Amazonas


A gigante do Brasil tem 365 metros de altura de queda livre, equivalente a um prédio de 126 andares e está localizada no Parque Estadual da Serra do Aracá, no município de Barcelos, extremo norte do Amazonas. O parque é um desses que só existe no papel, pois não há nenhuma infraestrutura, fiscalização e o acesso até a cachoeira é extremamente complicado. O caminho é de difícil acesso e é preciso levar facões para adentrar mata adentro. O mais indicado é contratar uma agência, entre as poucas que organizam as travessias até o local.

Como chegar

Manaus -> Barcelos

Como chegar

Manaus -> Barcelos

Barco lento: viagem de aproximadamente 32 horas, seguindo pelo Rio Negro. Para a viagem é necessário levar rede própria ou ir nas cabides individuais. Inclui café da manhã, almoço e jantar.

Expresso: barco rápido de aproximadamente 12 horas.

Avião: o vôo dura cerca de 1 hora em avião fretado.

Melhor época

A melhor época para fazer o percurso é no período de chuva, entre abril e setembro.

Entrada:

livre


Fazer Passeio de Jipe em Cambará do Sul

Os passeios de 4x4 são uma boa forma de conhecer a região cruzando campos nativos, rios e matas de araucárias. Existem dois principais roteiros: 1) Rota das Cachoeiras: São 5 horas de passeio em um percurso de 90 km, chegando a imponentes cachoeiras da região, com destaque para a Cachoeira dos Venâncios formada por quatro quedas d’ água e própria para banhos; 2) Cânion do Pinheirinho: São 5 horas de passeio em um percurso de 75 km até às bordas do Cânion Pinheirinho, de onde você fará uma leve e curta caminhada com vista para a Cachoeira do Tramboso, que cai até o vale do cânion. (Foto: Eneide Lucia)


Fazer Passeio de Quadriciclo em Cambará do Sul

Uma atividade diferente do que fazer em Cambará do Sul são as saídas de quadriciclo. O Roteiro pode ser feito de acordo com as suas preferências passando por mata fechada, atravessando rios e enfrentando os declives do terreno. O roteiro padrão tem 1 hora de passeio e 30 km de trilha e pode ser finalizado com a contemplação de um maravilhoso pôr do sol. (Foto: Coiote Aventura)


Fazer Rapel em Cambará do Sul

O rapel é feito em uma cachoeira de 30 metros em um local com forma de micro cânion, um lugar único, com araucárias e xaxins centenários. São feitas ao todo duas descidas da cachoeira e você sempre vai acompanhado de um condutor e equipado com todos os equipamentos de segurança. (Foto: Canion Turismo)


Fazer Passeio de Bike em Cambará do Sul

Gosta de pedalar? Você poderá conhecer a região dos cânions de bicicleta, inclusive conhecer o Cânion Itaimbezinho em um percurso de 12 km pela Trilha do Cotovelo, nas bordas do cânion. Outro destino incrível para pedalar é o Cânion Malacara, o pedal começa no estacionamento do Cânion Fortaleza e tem um percurso de 20 km passando pelas bordas do Cânion Malacara, Churriado e Rio-Leão.


Fazer Passeio de Bote em Cambará do Sul

O Rio Camisas tem águas tranquilas e oferece um passeio de bote contemplativo com aproximadamente 3 horas de duração e 4,5 km de percurso. As águas puras e a mata ciliar formam um ótimo cenário para curtir a natureza. Apesar de utilizar equipamentos semelhantes, essa atividade não é um Rafting, o rio não apresenta corredeiras. (Foto: Canion Turismo)


Fazer Passeio de Cavalo em Cambará do Sul

Cavalgar é uma ótima forma de relaxar, interagir com a natureza e com os cavalos. Existem diversos roteiros e tipos de passeios de cavalo na cidade. Os passeios são próprios mesmo se você não tiver experiência em montaria. Um dos passeios mais fantásticos é a cavalgada na beira dos cânions Cambajuva, da Pedra e Pinheirinho. Os roteiros são focados na cultura do tropeiro, fazendo você voltar ao tempo das tropeadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *